top of page

Base 2 | Semana 2: o resumo



Mais uma semana de treinos que hoje termina.


Volume: 8h38m | TSS: 572 | Pmed: 202W | FCmed: 141bpm


À semelhança da semana anterior, no total foram seis treinos, cinco deles no turbo-trainer e um na estrada.


O trabalho de força, cadência e sweetpot mantém-se. Muitas horas a bater sempre no mesmo torna o treino monótono, mas nesta altura do ano é sempre assim e terá que continuar. Resta-me manter a motivação e a resiliência, porque é trabalho que não é feito em vão e que com certeza dará frutos numa fase mais avançada da época.


Esta semana tentei novamente aumentar a duração dos treinos de sweetspot de 50 minutos para 1h20 e pela primeira vez consegui completá-los na totalidade. Passei de uma série de 40 minutos para duas séries de 30 minutos. São treinos que facilmente completo se os fizer ao final do dia, mas que de manhã bem cedo se tornam ossos bem mais duros de roer.


Este sábado tinha previsto ir à estrada mas o S. Pedro lembrou-se de me estragar os planos. Por muito que goste de treinar na rua, o risco aumentado de queda e de ficar doente por treinar à chuva e ao frio, na minha opinião, não se justifica para um mero amador. Por muito que goste, não é o ciclismo que me põe a comida na mesa e me paga as contas por isso, havendo a alternativa dos treinos indoor, raramente saio para treinar quando é garantido que vou apanhar chuva durante a maior parte do treino. Substitui o treino na estrada por um treino indoor de 2h15 na zona 3. É um daqueles treinos que não nos mata, mas que nos mói bem as pernas, por isso foi uma alternativa bastante válida ao treino de endurance que tinha previsto para a estrada. Sentimos a fadiga a acumular com o passar dos minutos e chegamos ao final do treino com uma boa carga nas pernas.


Hoje aproveitei uma aberta depois do almoço para fazer um treino de 2h00 na estrada. Como o tempo disponível não era muito, o treino foi feito a bom ritmo, terminando com um IF de 0,85 e NP de 225W (zona 3).


Apesar do volume de treino ter diminuído ligeiramente relativamente à semana passada, compensei essa diminuição com o aumento da intensidade devido a ter treinado mais tempo no turbo-trainer e do próprio treino em estrada ter sido feito em zona 3. Foi sem dúvida uma semana bastante produtiva.


Amanhã é dia de descanso e na terça começa a última semana de carga deste ciclo.

130 views2 comments

Recent Posts

See All
bottom of page