top of page

Regresso aos treinos


Depois de praticamente três semanas sem treinar, finalmente pude regressar aos treinos sem qualquer restrição.


A paragem forçada teve consequências óbvias na forma que já tinha conseguido atingir com os dois meses de treino que já trazia e isso foi notório logo no primeiro treino da semana.


Se tudo tivesse corrido dentro da normalidade, nesta altura estaria já a treinar com o FTP a 275W. Dadas as circunstancias, optei por manter o valor que tinha antes de paragem e usá-lo para trabalhar nestas primeiras semanas.


O tempo de paragem coincidiu com uma semana de descanso e as duas primeiras semanas de Base 3. Decidi não fazer qualquer ajuste ao plano de treino em termos de mesociclos, para que tudo continue a bater certo com a data da primeira prova em que vou participar.

Para manter o planeamento vou ter que fazer um ciclo de carga de 5 semanas sem descanso, em vez das habituais 3. Terei que gerir bem o esforço durante este período e eventualmente na quarta semana, reduzir um pouco o volume de treino para dar algum descanso e aguentar bem a carga da quinta semana.


De forma a recuperar a forma que perdi durante este tempo vou investir bastante nos treinos de Sweetspot, o que já aconteceu nesta primeira semana, totalizando 4h30 do volume total de treino da semana. Aproveitei também o dia de sol de domingo para meter quilómetros nas pernas. Foram quase 5 horas de treino que custaram bastante a fazer, mas que são necessárias para recuperar a endurance que perdi. Foi uma semana difícil, mas ainda assim bastante produtiva.


No final destas semanas estarei certamente melhor. Treino a treino, semana a semana, que o caminho é longo e não há atalhos!

63 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page