Seminário: Nutrição no Ciclismo


A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto realizou hoje um seminário sobre a temática “Nutrição no Ciclismo”, no qual tive a oportunidade de estar presente.

Do painel de oradores fazia parte Vasco Miguel Maia, médico chefe da Volta a Portugal desde 2011 e médico da equipa EFAPEL desde 2017 e Sérgio Lima, licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e mestrando em Treino de Alto Rendimento pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Os participantes tiveram a oportunidade de ver o tema “Nutrição no Ciclismo” discutido sob duas abordagens distintas, do ponto de vista do médico e do ponto de vista do nutricionista.

Para além do enorme conhecimento demonstrado e partilhado por ambos os oradores, a partilha de experiências foi sem dúvida aquilo que mais se destacou ao longo de toda a manhã e para o qual contribuiu sobremaneira o facto de ambos possuírem experiência não só como médico e nutricionista, mas também enquanto praticantes de ciclismo.

Foram cerca de 4 horas de muita aprendizagem para todos os participantes e para mim, enquanto ciclista amador, de recolha de informação bastante útil para optimização da performance através de indicadores bioquímicos e estratégias de alimentação e suplementação.

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto está de parabéns pela iniciativa e por tornar possível abrir a discussão deste tema não só aos profissionais ou futuros profissionais da área, mas também ao comum praticante amador. Da minha parte, o meu obrigado.

0 views
  • Também no Facebook
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

©2018 by Cycling Domestique. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now