top of page

A transição entre épocas



O chamado período de transição é o tempo que decorre desde o final da última competição da época até ao inicio da fase de preparação da época seguinte.

Como referido no post anterior, depois de uma época longa e desgastante, considero fundamental afastar-me da bicicleta durante algum tempo. Isto permite-me não só recuperar fisicamente, mas também mentalmente, regressando ao activo com motivação renovada para uma nova época de treino.

Há no entanto que encontrar um balanço adequado para este período. O objectivo fundamental é recuperar bem, sem que no entanto se deite por água abaixo todo o trabalho feito na época anterior.

Do meu ponto de vista duas semanas serão suficientes para conseguir alcançar esse objectivo. Após esse período é essencial regressar ao activo, sob pena de deixarmos cair demasiado a forma, ao ponto de nos custar alguns meses a regressar a um estado de forma aceitável.

Muitos ciclistas aproveitam esta fase da época para praticar outros desportos, como por exemplo corrida, caminhadas, trekking, BTT, aulas de grupo no ginásio, etc. O objectivo é manter o corpo activo e ao mesmo tempo tirar algum prazer daquilo que se faz.

Deve incluir-se pelo menos um treino semanal de 2h na bicicleta, a baixa intensidade, para que os músculos não percam a memória dos movimentos associados à pedalada, e ainda dois dias de repouso. O menu para os restantes dias é à escolha do freguês. Esqueçam os watts e bpm's e divirtam-se!


O meu período de repouso terminou ontem:


https://www.strava.com/activities/1915842714


126 views0 comments
bottom of page